O World Graphics Day ou Dia Mundial do Design Gráfico é comemorado desde o ano de 1995. A data foi criada pela International Council of Design (Icograda), em memória da fundação desta instituição, em 27 de abril de 1963, e para homenagear essa profissão e reconhecer a importância do design gráfico, essencial para a comunicação visual no mundo.
Mas…
Hoje em dia, qualquer um que não estudou o design gráfico em sua essência, que apenas fez o download de um aplicativo “bonitinho” que faz “artes” rápidas com modelos pré-definidos, considera-se apto para desenvolver e criar “obras de arte”. Inclusive alguns desses “artistas” cobram para tal serviço criativo, bem barato, tonando o mercado criativo uma rua escura cheia de “profissionais” se prostituindo.
Se…
Se o cliente sabe, tem experiência em design, mestrado e doutorado, porque contratam os profissionais para simplesmente ficar dando opiniões vazias e sem sentido? Atrapalhando o brainstorm e todo o desenvolvimento criativo. Os famosos “eu acho que” e “melhor assim”, ou “não gostei dessa cor” e “mude a fonte” não são interessantes quando o breafing já foi discutido exaustivamente em uma reunião por vezes chata, demorada e sem necessidade – o “olhar clínico” do verdadeiro profissional em uma simples conversa informal e extrovertida sobre um projeto é mais do que necessário para um excelente resultado.
Finalmente…
Contrate um profissional, mas deixe-o livre para criar, para pensar, para ser criativo, não seja um client from hell.
Forte abraço a todos e até a próxima.